Motivação para Estudar

Estudar é uma dádiva e também uma oportunidade que poucos tem na vida. Por esse motivo, se você é um desses que tem tempo e poucas responsabilidades que não sejam o estudo, Dedique-se!

Vou ensiná-lo a estudar com qualidade e motivação, dessa forma você não precisará de tantas horas de estudo para alcançar seus objetivos.

A regra base do Estudo com Qualidade (EQ) é a Organização. Defina regras e um horário para estudar, inicie com duas ou três horas diárias e vá aumentando gradualmente conforme suas necessidades. Tenha também um roteiro de estudos semanais, nunca tente vencer determinada matéria estudando tudo de uma vez, o nosso cérebro precisa de intervalos para memorizar as informações. Durante cada dia estude 2 ou 3 matérias, conforme sua necessidade (1h pela manhã, 1h a tarde e 1h à noite) e vá aumentando conforme sua necessidade (2h cada turno).

Outro passo importante é a escolha do local de estudo. Sempre estude sentado e mantenha a postura ereta porém confortável, mas não a ponto que você durma. Procure um local silencioso e iluminado que ofereça algum conforto. A iluminação deve ser branda, de forma que permita a leitura. A luz quando intensa cansa a visão e faz com que o nosso estudo seja pouco eficaz. Prefira estudar através de livros, no entanto, se for estritamente necessário o uso de computador (tablets, celulares, dispositivos móveis, etc), evite conexão com a internet para que você não se distraia, use-a estritamente para pesquisas relacionadas ao estudo, dessa forma, verá que as horas que você passará se dedicando serão muito mais proveitosas.

As pausas são importantes, então se você pretende estudar por mais de uma hora por turno, configure um despertador para tocar a cada 1 hora e então faça uma pausa de 10 minutos. Aproveite para se hidratar e descansar os olhos. Não beba tanta água que o faça ter um “piriri”, fazendo com que você vá ao banheiro no horário em que estuda, use a pausa para isso. Respeite a 1 hora de estudo e os 10 minutos de pausa ( 1 hora Estudo /10 min Pausa/ 1 hora Estudo), não ultrapassando os períodos nem a mais, nem a menos. Acima de tudo, seja pontual! Assim como você não se atrasa no trabalho e nem sai mais cedo, não se atrase no seu horário de estudos e nem pare mais cedo. Tenha metas! Cumpra horários!

Se policie! Evite ter perto de si, enquanto estuda, coisas que poderão tirar sua concentração, como música alta e alimentos. Use no máximo uma garrafa de água e tenha consciência! Qualquer distração que seja, estará diminuindo a qualidade do seu estudo e atrapalhando o seu desenvolvimento. Lembre-se sempre que há um momento para estudar e outro para se entreter! Valorize o seu estudo!

Quando acabar o seu horário de estudo, tente se lembrar de tudo que aprendeu ou revisou. Uma técnica é fingir que está estudando como se fosse dar uma aula, então será muito necessário que você se lembre de tudo. Outra técnica importante é tentar explicar a alguém aquilo que aprendeu, se essa pessoa entender a mensagem que você quer passar, significa que você tem aprendido o que está estudando.

Use a associação e a Mnemônica. Essas técnicas são como um gatilho para a memória. Associando uma coisa a outra do seu cotidiano, você terá mais facilidade para se lembrar do que se estuda no momento em que precisar. Associe termos dos seus estudos a coisas absurdas ou engraçadas como uma piada ou crie uma música com termos do que está estudando. O mesmo funciona com a mnemônica: Usando-se as iniciais dos termos que se precisa memorizar você terá mais facilidade para se lembrar no momento em que precisar.

EX.1 São requisitos dos atos administrativos: Competência, Finalidade, Forma, Motivo e Objeto.

Usando a técnica de mnemônica ficará: CO-FI-FO-MO-OB ou COFIFOMOB.

EX.2 Quantos ministros integram o STF e o STJ?

S-T -F = Somos Time de Futebol: 11 jogadores. O STF é composto por 11 ministros.

S-T-J = Somos todos de Jesus: Jesus foi crucificado com 33 anos. O STJ é composto por 33 ministros.

Agora que você aprendeu técnicas que trarão mais qualidade aos seus estudos, é hora de pôr em prática. Aproveite esse privilégio que você tem para construir aquilo que sonha e atingir seus objetivos.

Mantenha-se sempre informado e atualizado!

O estudo é o melhor caminho para a edificação do conhecimento e isso abre portas!

Um dia tem 24 horas. Gerencie bem o seu tempo!

Jurisdictum.

Vos deixo com o vídeo do professor Clóvis de Barros Filho: